LOGO-1.png

AULA 01 - Sem alavancagem não há crescimento

AULA 04 - O processo de decisão e o crescimento da empresa

aula disponível a partir de 23.janeiro

Reproduzir vídeo

TEM ALGUMA DÚVIDA?

guest
186 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Neves
Tiago Neves
2 horas atrás

Boa tarde Paulo,

Só hoje tive disponibilidade para estar realmente atento e ouvir a aula 1. Foram de facto 1hora:20 mnts muito bem despendidos.
Também venho da banca…..desde Junho de 2022 tenho em mãos a gestão uma loja de Intermediação de Crédito e 2 Imobiliárias.
Estive a tirar notas e assimilar o conteúdo, das aulas e com muita vontade de iniciar as próximas aulas.
Grato.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
1 hora atrás
Reply to  Tiago Neves

Olá Tiago!
Bom saber que gostou da aula 😉
Agora é colocar em prática…

Jusela da Paixão
Jusela da Paixão
21 horas atrás

Muito boa aula Paulo. Parabéns.

Eu tenho a personalidade técnica. Infelizmente ainda trabalho muito para minha empresa, como digo sou a funcionária. Sei que é bastante mau. Mas, infelizmente cá em Angola é difícil encontrar Recursos Humanos, para realizarem o trabalho adequadamente.

A empresa tem crescido em termos de estrutura e negócios complementares, mas continuo a trabalhar bastante. Planifiquei este ano encontrar pessoas que me permitissem ser mais gestora do que técnica, tem sido difícil, mas continuo no jogo.

Planifiquei também fazer várias formações e já comecei. Uma delas é a sua. Também estou a ler mais.

Obrigada, gostei bastante

Equipa PV
Admin
Equipa PV
9 horas atrás

Olá Jusela, agradecemos o seu contacto.
Faz tudo parte do processo de crescimento.
A fase de recrutamento é um grande desafio.
Agora é continuar a estudar e a crescer 🙂

Cristina Travassos
Cristina Travassos
23 horas atrás

Boa noite Paulo!
Só hoje consegui assistir à sua aula. Foi muito esclarecedora…devo dizer que é uma pessoa muito fácil de se ouvir!
Somos uma empresa no ramo do turismo (Turismo em espaço rural, com uma casa de chá na ilha de S. Miguel, nos Açores), familiar: a minha mãe (reformada), eu e mais 3 irmãos (todos com os seus trabalhos em full time), jovem (apenas 5 anos de idade), muito pequena (com 11 colaboradores). Em muitos momentos da sua explicação parecia que estava a falar da nossa pequenina empresa/bonsai! Nenhum de nós é empresário ou tem formação na área, temos todos os nossos trabalhos e a empresa tem funcionado de uma forma muito intuitiva mas pouco “profissional”. Temos investido/melhorado alguns aspetos que estavam em falta quando abrimos mas muito existe para fazer e temos a noção clara disso. Atenção com a palavra “profissional” pois temos todas as nossas contas em dia (fornecedores, Finanças, Segurança Social,..), temos dinheiro no banco para investir mas só o fazemos quando temos o valor que necessitamos pois não queremos ficar desprevenidos para todas as despesas fixas que temos . O dinheiro da empresa é da empresa e não existe mistura com as nossas contas pessoais!
A nossa faturação estagnou desde 2019, a pandemia teve um impacto muito grande na nossa área. O ano de 2021 arrancou a recuperação e o ano de 2022 foi muito bom mas quando olhamos para o saldo no banco vemos o mesmo número de 2019… Queremos crescer mas não sabemos como fazê-lo! Nem sequer temos tempo para pensar como tentar… isto é o fardo de ter a minha vida profissional, a pessoal e ainda a “gestão” desta microempresa.
Identifiquei-me perfeitamente com o “empresário” que passa horas no serviço operacional e depois não tem tempo para o mais importante: pensar e delinear estratégias para conseguir melhor!
A minha inscrição advém da necessidade que eu tenho de aprender pois sinto que o negócio tem tanto potencial mas está subaproveitado.
Obrigada e parabéns pelo conteúdo e pela forma como transmite!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
9 horas atrás

Olá Cristina, agradecemos o seu feedback!
Assista na sua disponibilidade 🙂
Acontece isso, porque é algo comum em muitas empresas.
Fazem muito bem em não mexer no dinheiro da empresa 😉
Estamos aqui para ajudá-la a crescer!

Rodolfo Carvalho
Rodolfo Carvalho
1 dia atrás

Boa noite,
Acabei de ver a primeira aula e adorei o conteúdo. E tenho muita pena de não ter visto/aprendido isto tudo mais cedo. Tenho uma empresa (queijaria) há 2 anos e pouco e até agora apenas temos “sobrevivido”, com a situação económica a agravar muito nos últimos tempos.
Há vários momentos da aula em que pensei “isto é um puxão de orelhas para mim” enquanto “empresário”. Este vídeo já me fez perceber muitos erros que tenho cometido, já desde o início de atividade da minha empresa. Essa coisa de ser o operacional, de tudo passar por mim e de achar que as coisas não funcionam se eu não estiver presente, é algo com que me tenho debatido. Horas infinitas no trabalho, pouco tempo com a família e a sensação de não conseguir corresponder em lado nenhum. Isso ser um impedimento ao crescimento da minha empresa é também uma verdade dura de ouvir e que eu concordei assim que o ouvi falar. A delegação terá de ser um ponto a focar, para conseguir ter tempo de pensar no tal plano de A a Z. Espero que não seja tarde demais.
De qualquer forma, muitos parabéns pelo conteúdo e muito obrigado.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
1 dia atrás

Olá Rodolfo, agradecemos o seu feedback.
Bom saber que reconheceu todos esses problemas.
Esperemos que ainda vá a tempo de dar a volta à sua situação!
Estamos aqui para ajudar 😉

Ana Oliveira
Ana Oliveira
1 dia atrás

Boa noite Paulo, mto grata pela iniciativa desta jornada, a Aula 1 foi mto esclarecedora, realmente nunca tinha pensado na diferenciação entre lucro e fluxo de caixa, e mais esclarecedor ainda a importância de investir o próprio fluxo de caixa para gerar mais lucro e fluxo de caixa novamente.

Fiquei contudo com uma dúvida, quando o Paulo refere que não devemos usar o fluxo de caixa para alimentar o nosso estilo de vida. Faz-me sentido mas…passo a explicar a minha dúvida.

A minha empresa é recente e opera na área de prestação de serviços, nomeadamente consultoria de seguros em escritório e no terreno. Ora como tal, e pensando num estilo de vida “normal”, nomeadamente a necessidade de adquirir alguma roupa/calçado e almoços fora quando estou no terreno, habitualmente uso diretamente o dinheiro da empresa para pagar estas despesas que considero serem decorrentes da minha actividade.

Assim sendo e considerando este raciocínio, como devo pagar estas despesas? Deverei aumentar o vencimento para ter margem para estas despesas e utilizar assim “dinheiro meu e não da empresa”? Se o fizer não acaba por ir dar no mesmo?
Fiquei realmente “confusa” 🙂

Grata

Equipa PV
Admin
Equipa PV
1 dia atrás
Reply to  Ana Oliveira

Olá Ana, agradeço o seu feedback e participação.

Respondendo à sua dúvida:

Se são coisas de que precisa mesmo e consegue introduzir na contabilidade, pode fazê-lo. Eu orçamentaria um valor mensal que preveja a libertação da margem desejada pela empresa. Quase como um complemento salarial…

O risco que queremos evitar é o de confundirmos a liquidez da empresa com a nossa disponibilidade de aumentar o estilo de vida.

E aí as roupas, jantares, carros, viagens, gadgets, despesas da família, tornam-se o grande risco…

Ana Oliveira
Ana Oliveira
1 dia atrás
Reply to  Equipa PV

Obrigada Paulo.
Compreendo, assim há uma perfeita separação entre a conta pessoal e da empresa e consegue se evitar alguma eventual “derrapagem” por se ver um valor maior disponível, certo 🤗
Contudo para fazer um complemento salarial ou aumentar vencimento, incorre se no pagamento de um maior valor imposto ou de SSocial…ainda assim o Paulo o faria, considerando que compensa face ao risco de poder gastar mais estando o dinheiro disponível na conta da empresa, é isso?
Grata

Equipa PV
Admin
Equipa PV
1 dia atrás
Reply to  Ana Oliveira

Olá Ana,

Por isso lhe disse que poderá fazê-lo, se conseguir contabilizar essas despesas como sendo da empresa. Caso contrário incorrerá nesses custos acrescidos. Mas essa é matéria para discutir com a sua contabilidade ou até com um fiscalista, não são assuntos sobre os quais eu queira dar aconselhamento 😉

Pedro Pita
Pedro Pita
1 dia atrás

Boa tarde,

Muito bem ter a capacidade de organização

Equipa PV
Admin
Equipa PV
1 dia atrás
Reply to  Pedro Pita

Olá Pedro!
Agradecemos o seu feedback

Silvino
Silvino
2 dias atrás

Boa noite Paulo
Através desta aula, pode identificar algumas falhas,erros de gestão, avaliação e projeção de uuma actividade da empresa com mais dificuldade em ter fuxo de caixa.
Estou aprender a focar nais na gestão, análise de resultados e preparação do que é preciso para alvancar essa actividade.
Obrigado

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Silvino

Olá Silvino, Bom saber que conseguiu identificar algumas falhas. Agora é corrigir isso 😉

Teresa Silva Fernandes
Teresa Silva Fernandes
2 dias atrás

Boa tarde Paulo. Só agora consegui acabar de ver esta primeira aula e adorei o conteúdo. Mesmo não tendo nenhuma formação/experiência na área da gestão empresarial e nem tendo nenhum negócio próprio (ainda!), a maior parte do conteúdo ficou bastante claro para mim. A minha ideia, ou melhor, a minha necessidade de assistir a esta formação é, para além de me familiarizar com os conceitos e os processos, é ajudar um pequeno negócio de família, já existente, a tornar-se sustentável. E, quem sabe, posteriormente, criar o meu próprio negócio! 🙂

Mas em relação aos conteúdos, o que para mim não ficou bem claro, é a diferença feita entre o LUCRO e o FLUXO DE CAIXA. Aquela questão que o Paulo fala de “transformar o LUCRO em FLUXO DE CAIXA”, não percebo muito bem esta questão. Porque a ideia, simplista, que eu tinha era que LUCRO = vendas – despesas, e o que fosse LUCRO era logo considerado o FLUXO DE CAIXA que teríamos para reinvestir. Ou seja, LUCRO = FLUXO DE CAIXA. Talvez nas próximas aulas isto poderá ficar mais claro, mas caso não se aborde mais especificamente este conteúdo, poderiam esclarecer por favor?

Obrigada. 🙂

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás

Olá Teresa, agradecemos o seu feedback e a sua questão 🙂
Esperemos que dê para ajudar o seu negócio de família e consiga abrir o seu 😉

Em relação à sua dúvida, na aula 3 (sexta-feira) vamos exatamente falar sobre esse tema. Irá ficar tudo esclarecido nessa aula.

Mário Maia Isidro
Mário Maia Isidro
2 dias atrás

Bom dia Paulo realmente a minha realidade de empresário é mesmo essa 16 horas diárias fins de semana e vejo a empresa a depender da mim para tudo tenho comigo uma equipa de 7 membros e um conjunto de 5 balcões no ramo de tabacarias + jogo instantanêo+impresa escrita/papelaria+serviços e restauracão (apoio) . Não é uma área fácil de trabalhar em virtude das margens serem demasiado baixas 5% no nosso principal ponto de faturacão
▪︎Jogo = 1.390.642.83
▪︎Tabaco = 803840,82
Margens 13%
Imprensa / papelaria= 130017,47
Margens 40%
Restauração em apoio = 53.123.97
Margem 100%
Serviços = 13.285.21

Gasto anuais de funcionamento
129.908,09€ – A minha realidade é esta e embora esteja a subir nas vendas desde 2015 até 2022 onde faturava 939.945,97 e cheguei aos 2.390.910.30 … sinto que não tenho o conhecimento nem método para avançar e sair da existência de 23 anos em sobrevivência … embora conte apenas 13 a tempo inteiro !

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás

Olá Mário, agradecemos imenso o tempo que investiu no seu feedback.
No seu caso, a forma mais fácil de o conseguir ajudar será através de um diagnóstico gratuito https://alavancagemnasempresas.com/consultoria

igor
igor
2 dias atrás

a ideia de poder ter alguém que nos ajude a crescer e fazer crescer a empresa e todos os que constam dela é incrível.
Obrigado

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  igor

Olá Igor, agradecemos o seu feedback!
É para isso que cá estamos 🙂

Tiago Cruz
Tiago Cruz
2 dias atrás

Fenomenal! Que grande complemento para colmatar algumas lacunas! Obrigado desde já. Bem haja. No que lhe puder ser útil na minha área pff disponha, terei todo o gosto em ajudar também. Obrigado.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Tiago Cruz

Olá Tiago, obrigado pelo seu feedback!
Estamos aqui para ajudar!
Agradecemos desde já.

Não se esqueça de assistir à aula 2 🙂

Cátia Paixão
Cátia Paixão
2 dias atrás

Olá Paulo,
Excelente esta 1ª aula na qual tem um conteúdo bastante importante e essencial para uma empresa, e que vai ajudar muito no desenvolvimento e da organização das empresas.
Fico a aguardar a próxima aula.
Obrigada pelas partilhas de sabedoria.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Cátia Paixão

Olá Cátia, obrigado pelo seu feedback!
Não se esqueça de assistir à aula 2 🙂

Bruno Teixeira
Bruno Teixeira
2 dias atrás

Óptima aula e uma boa reflexão. Parabéns vou acompanhar próximas aulas

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Bruno Teixeira

Olá Bruno, obrigado pelo seu feedback!
Não se esqueça de assistir à aula 2 🙂

Nuno Silvestre
Nuno Silvestre
2 dias atrás

Completei o meu 12⁰ano à noite no curso tecnológico de administração. E digo que está primeira aula esclareceu me bastante.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Nuno Silvestre

Olá Nuno, agradecemos o seu feedback.
Não se esqueça de assistir à aula 2 🙂

Amândio Martins
Amândio Martins
2 dias atrás

Olá Paulo,
Esta 1.ª Aula foi esclarecedora, sobre bastantes aspectos essenciais para uma empresa, que se queira organizar para ter sucesso.
Obrigado pelos pontos de atenção apresentados.
Fico aguardar a próxima aula.

Last edited 2 dias atrás by Amândio Martins
Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás

Olá Amândio, agradecemos o seu feedback!
É já amanhã 🙂

Cátia Sousa
Cátia Sousa
2 dias atrás

Olá Paulo, há muito que sigo algumas publicações. Pela primeira vez tomei a decisão de parar, ouvir, entender para poder planear. Tenho um negocio desde 2014, cresceu sempre com base no empresário operacional, está mais do que chegado o momento de alavancar e entender que tenho que subir no organograma. Obrigada pelo conteúdo, vou acompanhar as aulas futuras.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Cátia Sousa

Olá Cátia, obrigado pelo seu feedback.
Bom sinal ter entendido isso 😉
Estamos aqui para ajudar!
Encontramo-nos a aula 2 🙂

Fernanda Amaral
Fernanda Amaral
2 dias atrás
Reply to  Cátia Sousa

O meu caso é exactamente igual. Também comecei em 2014.

Rui
Rui
3 dias atrás

Conteúdo bastante interessante e boas dicas para qualquer empresa.
Já a espera da 2a. aula.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
2 dias atrás
Reply to  Rui

Olá Rui, agradecemos o seu feedback!
Amanhã já começa a aula 2 🙂

Anabela
Anabela
3 dias atrás

Gostei muito da primeira aula. Já estive numa formação presencial em Aveiro que na altura foi muito interessante. Fico a aguardar pelas restantes aulas. Não consigo ver na hora mas mal possa vejo e acompanho com muita curiosidade. Até a próxima

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Anabela

Olá Anabela, agradecemos o seu feedback.
Que bom saber isso!
Fique à vontade com o horário 🙂
Até breve!

Sérgio Daniel
Sérgio Daniel
3 dias atrás

Saudações a todos, estou muito impressionado com a partilha do conhecimento do senhor Paulo, sou um pequeno empreendedor e acredito que com essa partilha vai me ajudar bastante na implantação de um negócio capaz de gerar oportunidade aos outros jovens, sou um novo consultor empresarial para micro, pequenas e médias empresas no norte de Moçambique, abraços e estamos juntos nessa.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Sérgio Daniel

Olá Sérgio, agradecemos o seu feedback.
Esperemos que o consiga!
Abraço para Moçambique

Alexandra Torcato
Alexandra Torcato
3 dias atrás

Adoro ouvi lo e fui uma das pessoas que preencheu o formulário para ser contatada para apoio empresarial.
Devido ao caos instalado e ao faz tudo bem consegui atender a chamada conveniente e vou ligar eu para agendar.
Totalmente operacional e sem tempo para descansar, muito menos para pensar ! Caos !!!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás

Olá Alexandra, que bom saber isso!
Estamos aqui para ajudá-la 🙂

Joana Rita
Joana Rita
3 dias atrás

Adorei a aula. É de facto importante e primordial todo este conteúdo para uma profunda reflexão. Quero que a minha empresa deixe de ser pequena. Parabéns Paulo pela entrega e ajuda 🙏🏼

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Joana Rita

Olá Joana, agradecemos o seu feedback.
Estamos aqui para ajudar 😉

Denise Rodrigues
Denise Rodrigues
3 dias atrás

Boa tarde. Obrigado pelo conhecimento.
A minha empresa parece um bonsai mas queria muito que se torna-se um carvalho

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás

Olá Denise, nós que agradecemos o seu feedback.
É tudo um processo, o importante é saber como mudar isso 😉

Manuel Capeia
Manuel Capeia
3 dias atrás

Muito obrigado pelos conhecimentos um dia irei mandar fotos e vídeos como prova prática dos teus ensinamentos..

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Manuel Capeia

Olá Manuel, nós que agradecemos a sua participação.
Isso seria excelente! Ficamos a aguardar 🙂

Ana Alves
Ana Alves
3 dias atrás

Olá, gostei muito de o ouvir. Neste momento, estou na situação de operacional na minha empresa, cujo tipo e estado não prevejo que durante o ano hajam grandes mudanças. Identifiquei me com muitas situações descritas. Agradecida pela Sua partilha.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Ana Alves

Olá Ana, agradecemos o seu feedback.
Faz parte do processo…o importante agora é saber como mudar 🙂

Jorge Mourão
Jorge Mourão
3 dias atrás

Olá Paulo. Obrigado pela partilha. Aula extremamente interessante com conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um negócio. Encontramo-nos na 2ª Aula. Um abraço.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Jorge Mourão

Olá Jorge, nós que agradecemos a sua participação e feedback! Até amanhã! abraço.

Sara Santos
Sara Santos
3 dias atrás

Olá Paulo. Obrigada pela partilha muitobom. O problema é começar. Está complicado iniciar o plano.😁

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Sara Santos

Olá Sara. Nós que agradecemos.
Estamos aqui para ajudar! 🙂

Jose Mota
Jose Mota
3 dias atrás

Olá Paulo, dizer que tenho vindo a assistir sempre que posso a algumas das suas aulas, e de facto são brutais, identifico me totalmente com as suas ideias, na maioria vem totalmente reforçar as ideias que já tenho, se não tinha duvidas, agora tenho muito menos, e dizer lhe muito obrigado pela sua disponibilidade, em partilhar o seu enorme conhecimento e sabedoria, irei acompanha lo sempre que poder, é um prazer ouvilo.
Forte abraço, Jose Mota .

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Jose Mota

Olá José, agradecemos o seu feedback!
Esperamos por si na segunda-aula 🙂
Abraço!

Delmindo
Delmindo
3 dias atrás

Ola

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Delmindo

Olá Delmiro, seja bem-vindo!

Sérgio
Sérgio
3 dias atrás

Como disse no youtube o Paulo identificou os meus erros passados na gestão de uma empresa logo na aula 1, ansioso por amanhã. Vamos que vamos.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Sérgio

Olá Sérgio, bom saber isso! Até amanhã! 🙂

Seraphin
Seraphin
3 dias atrás

Sim entre

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Seraphin

Olá Seraphin 🙂

Helena Matias
Helena Matias
3 dias atrás

Ainda tenho a mente a borbulhar. Para quem é novata nestas andanças, tenho mesmo muito que aprender e de trabalhar. Ansiosa pela aula 2.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Helena Matias

Olá Helena,
Faz parte do processo de crescimento.
Já é um grande passo estar assistir às aulas para fazer mudanças. Até amanhã!

Miguel
Miguel
3 dias atrás

quando será a aula número2

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Miguel

Olá Miguel, começa amanhã 🙂

Cristina
Cristina
3 dias atrás

Quando é a aula 2?

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Cristina

Olá Cristina, começa amanhã 🙂

Carlos Almeida
Carlos Almeida
3 dias atrás

Olá,
Gostei muito desta aula foi muito útil, estou ansioso pela próxima.
Obrigado

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Carlos Almeida

Obrigado pelo seu feedback Carlos!
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Oscar Alves
Oscar Alves
3 dias atrás

Boa noite, infelizmente mas também felizmente estou muito ligado à parte operacional da minha empresa, infelizmente porque sinto que não tenho o tempo necessário para fazer outras coisas de forma a poder fazê-la crescer mais, e felizmente porque estes 18 anos ligado muito à parte operacional me trouxe uma experiência e conhecimento do funcionamento da minha empresa muito profundo, estou na dá-se em tentar conseguir deixar um pouco a parte operacional para dedicar mais tempo a parte estratégica, espero que com a sua ajuda Paulo, possa fazer crescer a minha empresa, como estou ligado muito a parte operacional da minha empresa, fui vendo a aula al longo de todo dia, agora 1h30 da manhã vou dormir e descansar.. 😂 Obrigado.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Oscar Alves

Olá Oscar, agradecemos o seu tempo à 1h30 para assistir à nossa aula 🙂
É muito importante deixar um pouco da parte operacional para pensar no seu negócio.
Esperemos consegui ajudá-lo 🙂

Lucas Farias de Macedo
Lucas Farias de Macedo
3 dias atrás

Olá, me chamo Lucas. Eu sou funcionário de uma empresa que está de certa forma em um ponto de estagnação principalmente no número de clientes e tentando sair dele, para conseguir clientes mais qualificados. Com essas aulas eu busco entender um pouco melhor sobre como traçar o caminho para sair deste momento da melhor forma possível e prosperar.

Muito do que Paulo falou já são coisas que temos consciência, como o fato do empresário sair do operacional e entrar na parte de planejamento e gestão, assim como as características que o empresário deve ter, porém nossa maior dificuldade ainda é a de planejar e seguir o plano, analisando números e prevendo erros futuros. Adorei o ensinamento do Tao e a analogia com o bonsai, por que era exatamente o que estava na minha mente hahaha

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás

Olá Lucas, agradecemos o seu comentário.
Esperemos que as próximas aulas o possam ajudar 😉

Nuno Morais
Nuno Morais
3 dias atrás

Olá,
Gostei muito da aula. Retiro a importância de criar o plano detalhado para a empresa, simulando todas as fases para antecipar “surpresas” pelo percurso de A a Z. Entendi que a libertação do próprio empresário das funções mais operacionais para funções que se centram no processo de tomada de decisão e de liderança é extremamente importante para que o percurso não estagne em algum ponto do plano. Penso que o erro de acumular todas as funções operacionais assim como as de liderança e tomada de decisão pode acontecer por julgamento social, isto é, ser visto como aquele que quer ser só apenas o patrão que manda, ganhar dinheiro sem ter trabalho… o que pode levar a um empresário a acumular estas funções todas como sinal, perante os outros, de que se trata de um profissional empenhado e trabalhador. É preciso conseguir separar estas funções sempre que possível e fazer com que isso aconteça.

Aguardo a próxima aula.

Obrigado Paulo de Vilhena, abraço.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Nuno Morais

Olá Nuno, agradecemos o seu comentário.

É uma questão bastante pertinente. Sair do operacional é um processo, não um evento e precisa de ser feito assegurando vários aspectos. Nomeadamente adquirir o controlo da empresa e depois criar uma estrutura, com sistemas e processos, enquadrada numa boa cultura, liderança, formação e qualidade no recrutamento.

Abraço.

Álvaro Leite
Álvaro Leite
3 dias atrás

Boa noite, Paulo
Só agora consegui assistir a primeira aula, sem dúvida muito interessante.
A minha empresa já tem alguns anos e nem sempre foi fácil.
Iniciei a atividade em 1999 com um socio e a partir de 2010, já sozinho coloquei em pratica o que eu achava mais correto para o negocio.
Na realidade tem corrido bastante melhor mas continuo a ter um problema, a empresa talvez porque sou ambicioso e coloco objetivos altos continua a crescer e a minha dificuldade de arranjar colaboradores capazes para conseguir delegar cada vez se torna mais difícil. Por esse motivo julgo que estas 4 aulas poderão ser o inicio da mudança que tanto anseio.
Ob e Boa noite,

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Álvaro Leite

Olá Álvaro, agradecemos o seu feedback.
Ser ambicioso e colocar os objetivos altos não é um problema.
Essa é uma parte importante do recrutamento…encontrar os colaboradores classe A.
Esperemos que as aulas o ajudem 🙂

Gonçalo Gil
Gonçalo Gil
3 dias atrás

Muito bom!
Tenho uma empresa recente, com 3 meses. Mas já nasceu da evolução, transição de Trabalhador independente para agora empresa.

No entanto tenho andado com dilemas, dilemas essas que são exatamente referidos nesta aula, crescer ou não crescer? Como crescer se o quiser fazer? E se tomar a decisão de crescer são for o certo? Podendo correr mal… Ficar no meu quintal? Carregado de trabalho em cima dos ombros diariamente? Não me parece que seja futuro, estou um escravo do trabalho diário…

Terei de me lançar aos leões e crescer..

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Gonçalo Gil

Olá Gonçalo, agradecemos o seu feedback.
São os dilemas do processo de crescimento.
Mas uma nota bastante importante: Tudo o que não está a crescer…está a morrer 😉
Para além das 4 aulas deste evento, temos ainda o curso online onde aprofundamos os temas. Poderá ser uma solução bastante válida para ajudar com os seus dilemas.

Alberto Rosa
Alberto Rosa
3 dias atrás

Sou empresário á 22 anos e sinto que cheguei ao ponto pico. Quero desafiar-me a continuar a crescer. Penso que está aula foi útil. Espero pelas próximas!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Alberto Rosa

Olá Alberto, agradecemos o seu feedback.
Estamos aqui para mudar isso.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Sara Nogueira
Sara Nogueira
3 dias atrás

Olá
Obrigado 😊
Sou uma empresa pequena, e sou tal empresária operacional……a verdade é que tem sido uns longos 17 anos nesta luta!

Até quarta
Obrigada

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Sara Nogueira

Obrigado pelo seu feedback Sara!
Estamos aqui para mudar isso.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Ivo
Ivo
3 dias atrás

Boa Noite
Em primeiro lugar esta 1a aula foi muito boa a nível de curiosidades e ensinamentos.
Quero também dizer que faltou ao Paulo de Vilhena aquele quadro branco onde ele vai escrevendo algumas coisas ao longos das suas explicações.
Tirando isso e como era de espera nota máxima para este curso e esta ideia!
Obrigado a todos

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Ivo

Olá Ivo, agradecemos o seu feedback.
O Paulo deixou o flipchart 😅
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Cristina
Cristina
3 dias atrás

Boa noite, acabei de assistir á primeira aula só agora porque, como sempre durante o dia não consigo fazer mais nada do que estar a fazer trabalho operacional e, é mesmo esse o problema na minha empresa, somos 4 pessoas e se não estou no operacional parece que a empresa não produz. Tenho um atelier de camisas por medida e estou no processo todo, desde a venda até á finalização do produto não tendo mais horas para pensar e agir como crescer
Obrigada,vou assistir ás próximas aulas com muito interesse

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Cristina

Obrigado pelo seu feedback Cristina!
Esperemos que consiga encontrar o caminho certo com estas aulas.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Nuno órfão
Nuno órfão
3 dias atrás

Boa noite.Ouvir o Paulo falar sobre empresas, realmente apetece ter uma, parece fácil. Sou empresário, com muito orgulho, e sem dúvida que tudo o que foi dito, é realmente o que tem que ser posto em prática.
Ansioso pela próxima aula.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Nuno órfão

Olá Nuno. Agradecemos o seu feedback.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Vitor Almeida
Vitor Almeida
3 dias atrás

Excelente vídeo.
Na minha empresa revejo-me claramente na primeira personalidade que refere : a do empresário técnico, que gasta a maior parte do seu tempo em tarefas técnicas e operacionais e fica depois sem tempo para ser empresário. Já tentei no passado combater isto mas caí sempre no mesmo problema : arranjar uma equipa que consiga fazer o que eu faço, em quem eu consiga delegar as tarefas operacionais. Sem duvida este é o meu maior problema neste momento.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Vitor Almeida

Obrigado pelo seu feedback Vitor!
Esperemos que seja agora que consiga arranjar soluções para mudar essa situação.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Claudio
Claudio
3 dias atrás

Boa tarde,
Gostaria de partilhar que com esta aula, apesar de todo o planeamento que realizei antes de abrir a actividade e colocando de parte algumas variáveis que não previ que acabaram e estão a dificultar o crescimento da empresa, percebi que eu próprio poderei fazer parte dessas mesmas variáveis, pois encontro-me numa posição de liderança operacional em que tudo parece que só funciona com a minha presença/orientação.
Conclusão terei de ouvir e seguir mais conselhos como o do Tao “nada faz e nada deixa por fazer” começando por agir para que isso possa acontecer.

Obrigado Paulo de Vilhena ;D

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Claudio

Obrigado pelo seu feedback Cláudio!
Tudo faz parte do processo, esperemos que consiga mudar isso.
Estamos aqui para isso.
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

Carla Estêvão
Carla Estêvão
3 dias atrás

Adorei a aula. Muito dinâmica! Vai direta aos pontos essenciais que dificultam a vida de qualquer empresária. Estou pronta para a próxima!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás

Obrigado pelo seu feedback Carla!
Esse era o objetivo 🙂
Esperamos por si na quarta-feira 🙂

claudio vilar
claudio vilar
3 dias atrás

Gostei bastante do vídeo, sou empresário a mt anos, tou no patamar… Max de dar o passo.. Crescer…. Existe esse medo…. Por isso estou estagnado…. Mas sou uma pessoa reconhecida

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  claudio vilar

Obrigado pelo seu feedback Cláudio!
O que não está a crescer…está a morrer. Cuidado com isso 😉
Esperamos que consiga mudar isso.

Last edited 3 dias atrás by Equipa PV
António Queta
António Queta
4 dias atrás

Gostei da aula de hoje🇦🇴

Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  António Queta

Obrigado pelo seu feedback António!

Carla Azevedo
Carla Azevedo
4 dias atrás

Boa tarde, gostei bastante da aula.
Para mim é tudo muito confuso!
Passei a empresária a pouco mais de um ano, tenho necessidade de orientação.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Atentamente
Carla Azevedo.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Carla Azevedo

Olá Carla, agradecemos o seu feedback.
Faz parte do processo 🙂
Estamos aqui para ajudá-la nessa parte.

Emanuel Soares
Emanuel Soares
4 dias atrás

Boa tarde a todos.
PARABÉNS! Gostei da forma como abordam os temas. Quem já passou por algumas destas experiências, identifica-se de imediato. Demorei 16 anos a tomar a decisão de abrir um segundo negócio. Por achar que realmente a minha presença era obrigatória para o negócio funcionar.
Ainda em fase de adaptação, ao assistir esta aula, encontrei uma certa confiança, fez-me acreditar que afinal não estou muito longe do caminho certo. Ansioso pela próxima aula!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Emanuel Soares

Olá Emanuel, agradeço o seu feedback.
Bom reconhecer isso 😉
Esperemos por si nas próximas aulas!

Elisabete
Elisabete
4 dias atrás

Boa tarde, de facto o que ouvi é bastante interessante e estou ansiosa por participar nas restantes aulas. Por acaso tenho alguns problemas na minha empresa em que neste momento sinto me a remar para trás. Já por algumas vezes que eu e o meu marido tentamos sair da parte operacional e liderar aos funcionários, mas sempre sem sucesso e este ano principalmente parece que andam todos aprender, é só erros em cima de erros, erros operacionais e sem justificação para tal acontecer erros de funcionários que fazem a mesma coisa há 3/5 anos e estas situações fazem nos regredir na evolução e temos de voltar a assumir a parte operacional. Como conseguir ultrapassar estes impasses?

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Elisabete

Olá Elisabete, muito boa a que levanta. Sair do operacional é um processo, não um evento e precisa de ser feito assegurando vários aspectos. Nomeadamente adquirir o controlo da empresa e depois criar uma estrutura, com sistemas e processos, enquadrada numa boa cultura, liderança, formação e qualidade no recrutamento. Isto numa resposta bem rápida… Se precisar de ajuda estamos por aqui e se quiser saber mais sobre estes temas, teremos a abertura de uma turma de alavancagem nas empresas na próxima semana.

Tiago Cunha
Tiago Cunha
4 dias atrás

Boa tarde Paulo, gostei bastante desta aula e da forma clara como apresentou o funcionamento básico do tecido empresarial massivo português. Essencialmente, a forma clara como coloca as questões e momentos das empresas… “tecto no crescimento”. Grande questão do “como” saber e alcançar outro nivel alem da nossa capacidade humana de gerir a nossa Microempresa… Vou acompanhar as aulas seguintes seguramente

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Tiago Cunha

Boa ideia Tiago, certifique-se de que vê todas as aulas 😉

Isaura
Isaura
4 dias atrás

Boa tarde obrigada pela partilha.
Achei muito interessante a sua aula.
Eu abri recentemente uma loja de florista.
Gostava que me desse algumas dicas para conseguir uma carteira de clientes,
A muita concorrência,
Mas eu quero marcar a diferença,
Por isso estou a tentar ter o máximo de conhecimento para conseguir o meu objetivo.
Obrigada desde já
Isaura Gomes

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Isaura

Olá Isaura, na próxima aula falaremos sobre isso e se quiser estudar mais sobre o tema, na próxima semana teremos a abertura de uma turma de alavancagem nas empresas.

Nuno Parreira
Nuno Parreira
4 dias atrás

Ideias gerais bastante uteis de cultura empresarial.
Obg Paulo

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Nuno Parreira

Olá Nuno, obrigado pelo seu feedback!

Carla Ribeiro
Carla Ribeiro
4 dias atrás

As ilustrações que faz torna mais fácil e dinâmico o entendimento da matéria.

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Carla Ribeiro

Obrigado Carla

Vítor barruncho
Vítor barruncho
4 dias atrás

Boa tarde sr Paulo eu como você chama ainda sou um técnico a iniciar o que neste momento está a ser mais difícil e dar o paso mais a frente pois ainda não tenho capital para isso

Duvida
Em relação ao investimento resultante do fundo de caixa no meu caso a maior parte é dirigido para melhorar meios de conseguir produzir ou elaborar mais coisas cera que devia conter esse investimento para sobrar fundo de caixa ou continuar a investir em máquinas e infrantruturas até estar no ponto nessesario para tirar lucros

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás

Olá Vitor, grande pergunta! A primeira preocupação dever ser a de gerar fluxo de caixa operacional. Mas a melhor utilização para esse fluxo de caixa é o re-investimento no crescimento futuro. O desafio é fazer isso de forma sustentável e equilibrada, garantindo que constrói uma reserva para quando chegar um inverno económico 😉

Maria Isabel Gaspar Faria
Maria Isabel Gaspar Faria
4 dias atrás

O salário do empresário deveria ser tido, então, como um custo, c/ vista o fluxo de caixa operacional ser reinvestido, tendencialmente e/ou na sua íntegra, na empresa ?
Um empresário deve liderar, nortear a empresa, v.g. emanar diretivas, uma vez desenhado o plano. O plano por sua vez deve ser revisto e atualizado, é assim?
Muito Obrigada.

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás

Olá Isabel, eu acredito que sim. Deve ser fixado um valor a título de salário para o empresário, que pode até ter uma componente variável em função dos resultados, mas que será visto como um custo, sim.
Esse empresário pode depois tirar dividendos se, depois de reinvestir o fluxo de caixa de que a empresa necessita e garantir uma reserva para os invernos económicos, ainda sobrarem valores…

Susana Freitas
Susana Freitas
4 dias atrás

Olá viva! Muito obrigada pela partilha de tão interessante conteúdo.
Sempre achei que tinha uma empresa (nano empresa de tão pequena) contida e saudável… nunca pensei em crescimento empresarial porque implicava sair da minha posição e, empregar novos técnicos. Em arquitetura não é assim tão simples e, acabo por perder a mão na minha linha de criação, além de que, não é fácil perspetivar um volume de “vendas” podendo correr o risco de dar um salto maior que a perna.
Garantidamente, sou uma excecional vendedora do meu produto e, quando saio do gabinete, promovo as vendas mas, como faço para me desligar de todo o processo quando a entrada de novos projetos não pode ser calculada? Pensei que podia ter uma empresa “Bonsai” para toda a vida mas, agora sei que se lhe ponho um teto de crescimento, posso ver a empresa decair…
Estou maravilhada com esta abertura de caminhos e, quanto mais não seja, sei que vou estar mais alerta para as oportunidades.
Até breve!

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Susana Freitas

Olá Susana, fico contente pela conclusão. Se a empresa não crescer, será uma questão de tempo até a vermos cair… Fazer crescer a empresa é um processo que obriga a assegurar uma série de variáveis… como uma construção 😉

Sara Bento Purito
Sara Bento Purito
4 dias atrás

Olá. Paulo de Vilhena, gratidão por entregar tamanho conteúdo. Eu já havia estudado sobre a importância do Pro-labore, mas agora, com sua explicação , compreendi que sem isso nunca irei evoluir e que devo preservar o fluxo de caixa pelo bem e pela sobrevivência da empresa. Anotei tudo e obrigada também pelo materia de apoio que me ajudou a compreender as personalidades do empresário. Abraços e até a próxima aula.

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás

Olá Sara, fico muito contente pela conclusão. Nunca misture as contas da sua empresa com as da sua vida pessoal…

Tânia Lopes
Tânia Lopes
4 dias atrás

Boa tarde.

Já assisti ao vídeo, muito interessante.
Tenho uma questão: como percebemos que o crescimento que atingimos é o crescimento máximo para a genética da nossa empresa? Ou seja, como percebo se a minha empresa já cresceu aquilo que a sua genética lhe permite?

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Tânia Lopes

Olá Tânia, as nossas empresas não têm genética e como tal, podem sempre crescer à medida que vamos encontrando e desbloqueando os estrangulamentos a esse crescimento 🙂

Filipe
Filipe
4 dias atrás

Bom dia.
Adorei o primeiro “capítulo” e tudo faz sentido na minha cabeça.
Mas tenho algumas dúvidas em que isto se consiga aplicar em muitas situações como a minha.
Na minha empresa somos 3 colaboradores contudo em sectores diferentes. É completamente impossível sair do papel de estar presente no atendimento ao público. Se o fizesse teria de contratar alguém para o lugar e neste momento n é suportável para a empresa.

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Filipe

Olá Filipe, isto aplica-se a absolutamente todas as empresas 😉
O crescimento de uma empresa depende de encontrar soluções para desbloquear os estrangulamentos, o que muitas vezes obriga a uma revisão dos modelos de negócio. Entender os riscos torna-se crítico para podermos tomar melhores decisões.

Joana
Joana
4 dias atrás

Bom dia. Obrigada por me fazer parar para pensar e aprender o que posso fazer para melhorar a minha empresa! Ansiosa pelas proximas aulas! Desejosa de começar a introduzir alterações!! Obrigada!

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Joana

Olá Joana, obrigado pelo seu feedback. 🙂
Colocar na prática é muito importanteQ

Contamos consigo nas próximas aulas!

Sara Santos
Sara Santos
4 dias atrás

Bom dia. Tenho uma dúvida sendo eu a unica empregada da minha empresa nao da para sair da operação da empresa.
Como traco o plano de Aa Z??

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Sara Santos

Olá Sara, essa é exatamente a principal razão pela qual precisa de desenhar um plano. O risco de ser a única operacional é enorme!
Trabalhe nesse plano à noite, ao fim de semana, quando não está a tender alguém… encontre forma! mas sem ele não pode passar 🙂

João Costa
João Costa
4 dias atrás

Bom dia, Não existe o risco em algum momento das ‘personalidades’ poderem chocar umas com as outras?

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  João Costa

Olá João, é uma probabilidade tão grande que quase lhe posso assegurar que irá acontecer. Mas em que área das nossas vidas as nossas personalidades não se chocam? 🙂

Hugo Marrafas
Hugo Marrafas
4 dias atrás

Muito obrigado por esta sessão! É incrível como tudo bate certo com a minha experiência pessoal.
Uma questão com que me debato agora, é como sair da operação da empresa. Se nao sair nao consigo aumentar o fluxo de caixa, mas como contrato sem ainda ter os resultados financeiros para o fazer? É preciso nestes casos fazer uma capitalização para fazer este primeiro investimento em recursos humanos?

Mais uma vez obrigado, e seguimos para a próxima sessão!

Last edited 4 dias atrás by Hugo Marrafas
Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Hugo Marrafas

Olá Hugo, boas reflexões. Tudo isso passará por um processo que começa no planeamento, depois pela criação de um estrutura, de sistemas e processos e depois do recrutamento e treino de uma equipa que deve ser liderada dentro de uma cultura de performance. É muito mais fácil de garganta do que na prática, mas vale a pena fazer o caminho.
Se dúvida que terá de ser financiado, mas o ideal até seria que fosse financiado nas operações…

Mirza
Mirza
4 dias atrás

Conteúdo que vale muito!
Sempre apliquei o princípio do reinvesrimento, mas sem medir o crescimento!
Tinha a prática de fazer saques do fluxo de caixa para despesas pessoais, mas ja não os faço e passei a ter um salario.
Ainda preciso libertar-me de algumas actividades operacionais e focar-me nas estratégicas, planear o futuro e medir o crescimento.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Mirza

Olá Mirza, obrigado pelo seu feedback. 🙂
Fez muito bem em ter feito essa mudança.
Estamos aqui para ajudá-lo com essa parte.

Contamos consigo nas próximas aulas!

Juliete ribeiro
Juliete ribeiro
4 dias atrás

Gostei bastante dessa aula. E quero aprender bastante, para me.ajudar a alavancar minha empresa.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás

Olá Juliete, obrigado pelo seu feedback. 🙂
Está aqui para isso.
Contamos consigo nas próximas aulas!

Flavia
Flavia
4 dias atrás

Bom dia desde já um obrigada a ti e a equipa pelo excelente trabalho, estou aqui para aprender pois um dia quero ser empreendedora obrigada

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Flavia

Olá Flávia, nós que agradecemos 🙂
Esperemos que consiga, vai levar aqui excelentes ferramentas de estudo 😉

SUZI OLIVEIRA
SUZI OLIVEIRA
4 dias atrás

obrigada. 🙂

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  SUZI OLIVEIRA

Olá, Suzi, nós que agradecemos 🙂

Henrique Neves
Henrique Neves
4 dias atrás

Bom dia Paulo, gostei muito deste seu primeiro video. Parabéns

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Henrique Neves

Olá, Henrique, obrigado pelo seu feedback. 🙂
Contamos consigo nas próximas aulas!

Ana Paula Pereira
Ana Paula Pereira
4 dias atrás

Bom dia . Obrigada .
Tenho vindo a acompanhá-lo nas redes sociais.
Tenho uma quota de 50% de uma empresa e interesso-me por saber como posso contribuir para maior rentabilidade da mesma.
A aprender …

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás

Olá Ana, obrigado pelo seu feedback e por nos acompanhar nas redes sociais 🙂
É verdade, só com mais conhecimento 😉

Fábio Carvalho
Fábio Carvalho
4 dias atrás

Depois de assistir à primeira aula fiquei com algumas questões referentes aos conteúdos lecionados e venho deixar aqui o meu comentário com essas mesmas questões.
1 – Quais os pontos/as estratégias que o empreendedor deve ter em consideração para conseguir afastar-se do trabalho operacional e consiga manter os mesmos padrões de qualidade?
2 – Quais as sugestões para uma melhor aplicação dos fluxos de caixa gerados, tendo como objetivo o aumento das vendas? (Em marketing mais eficiente? Investimento no departamento comercial?, etc.)

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás

Olá Fábio, vamos lá por pontos então:
1- Tudo isso passará por um processo que começa no planeamento, depois pela criação de um estrutura, de sistemas e processos e depois do recrutamento e treino de uma equipa que deve ser liderada dentro de uma cultura de performance. É muito mais fácil de garganta do que na prática, mas vale a pena fazer o caminho.
2- Isso dependerá em absoluto da empresa, sua fase, maturidade, estratégia, concorrência, etc
Impossível ter uma opinião sobre as oportunidades de crescimento sem olhar para o caso em especifico. Mas se nos quiser enviar um email para [email protected], podemos dar-lhe uma perspetiva e tudo isto sem custos…

Angela Franco
Angela Franco
4 dias atrás

Na expectativa para as próximas 3 aulas.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Angela Franco

Olá, Angela, obrigado pelo seu feedback. 🙂
Contamos consigo nas próximas aulas!

Angela Franco
Angela Franco
4 dias atrás

Sem dúvida que sem alavancagem (as suas ferramentas) não há como fazer crescer um negócio de forma sustentável. Trabalhamos por conta própria desde 2015, constituimos empresa em 2019, e sentiamos sempre a necessidade de algo mais no que tocava à gestão e crescimento do negócio, e precisávamos vencer medos. No final de 2021 começamos a investir para adquirir estes conhecimentos. E temos crescido, foi possivel mudar muita coisa, mas ainda nos falta colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos. E estou aqui para aprender mais sobre o que a empresa precisa para ser alavancada.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Angela Franco

Isso são boas notícias para a Angela, apostar sempre no crescimento!
Sim… ainda bem que entendeu 🙂

Paulo de Vilhena
Paulo de Vilhena
4 dias atrás
Reply to  Angela Franco

Angela e se quiser aprender ainda mais abriremos uma turma de alavancagem nas empresas, na próxima semana.

Álvaro Manuel
Álvaro Manuel
4 dias atrás

Impecável, vem ao encontro de aquilo que eu questiono no final de cada ano, obrigado

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Álvaro Manuel

Olá, Álvaro, obrigado pelo seu feedback. 🙂

Sara Afonso
Sara Afonso
4 dias atrás

tenho estes dilemas desde 2017 🙂

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Sara Afonso

Olá Sara, Esperemos que os consiga agora resolver 🙂

Adilson
Adilson
4 dias atrás

Não consigo baixar o material de apoio

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Adilson

Olá Adilson, já está a funcionar 🙂
Poderia voltar a tentar?

Helena Além
Helena Além
4 dias atrás

Bom dia, Deixo de ouvir fica sem som.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Helena Além

Bom dia Helena,
Em que parte isso acontece?

Helena Agnes Gomes
Helena Agnes Gomes
4 dias atrás

Tambem nao consigo fazer o download

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás

Olá Helena, já está a funcionar 🙂

Sofia
Sofia
4 dias atrás

Bom dia,
Não consigo visualizar a aula nem fazer o download do material

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Sofia

Bom dia Sofia,
E por este link https://www.youtube.com/watch?v=RyUXY7TSx5s&t=753s?
Em relação aos manual já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

silvia
silvia
4 dias atrás

Bom dia,
Não consigo fazer o download do material de apoio

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  silvia

Olá Silvia,
Nós que agradecemos.
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

Daniel
Daniel
4 dias atrás
Equipa PV
Admin
Equipa PV
3 dias atrás
Reply to  Daniel

Olá Daniel, seja bem-vindo!

Ladino Zunguze
Ladino Zunguze
4 dias atrás

Bom dia @PAULO DE VILHENA, obrigado pela oportunidade. O link do material de apaio não está activo.

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Ladino Zunguze

Olá Ladino,
Nós que agradecemos.
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

Jorge
Jorge
4 dias atrás

Nao funciona

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Jorge

Olá Jorge,
Refere-se ao manual?
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

Cristina
Cristina
4 dias atrás

Não consigo

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Cristina

Olá Cristina,
Refere-se ao manual?
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

Iva Nogueira
Iva Nogueira
4 dias atrás

Bom dia! O link para download do material de apoio não está ativo.
Obrigada

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Iva Nogueira

Olá Iva,
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

José Torres
José Torres
4 dias atrás

Bom dia,
o link para download do material de apoio não está disponível…

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  José Torres

Olá José,
Já estamos a tratar disso!
Brevemente já fica disponível 🙏

Teresa Gamito
Teresa Gamito
4 dias atrás

Bom dia… não recebi o link da aula 😏

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Teresa Gamito

Olá Teresa, esta é a página da aula 1…
O email entretanto foi enviado.

Susana
Susana
4 dias atrás

Nao recebi o link da aula

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Susana

Olá Susana, esta é a página da aula 1…
O email entretanto foi enviado.

Rui
Rui
4 dias atrás

Bom dia

Quanto tempo ficam disponíveis os vídeos? Só conseguirei ver mais tarde.
Obrigado

Equipa PV
Admin
Equipa PV
4 dias atrás
Reply to  Rui

Olá Rui, as aulas vão ficar disponíveis até dia 3 de Fevereiro 🙂

© 2023 Alavancagem Nas Empresas